quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Concelho da Mealhada pela Lente

"Mau projecto ou mal executado"
Menção Honrosa no concurso "O Concelho da Mealhada pela Lente"

A fotografia não tem a beleza que normalmente se procura numa imagem. Mas a intenção dela é transmitir uma mensagem: uma obra de requalificação recente, com fundos do erário público, e já se encontra neste estado...


Entrevista para o Jornal da Mealhada (JM):

Biografia:
José Carlos Xabregas, 29 anos, Antropólogo, Mealhada.
http://leviandadesocultas.blogspot.com/
www.olhares.com/zeckaxabregas


JM- O que o levou a participar?
A participação deve-se, sobretudo, ao gosto pela fotografia e ao facto de os objectivos do concurso induzirem a uma observação do nosso Concelho e a despertar um olhar acutilante. Contudo, as fotografias apresentadas foram todas da Mealhada, o que acaba por ser natural, pois é o local onde me movimento mais.

JM- Gostou da experiência?
É sempre uma experiência agradável, quanto mais não seja para servir como “desculpa” para tirar a máquina da mochila e sair para a rua para tirar umas fotos. Posso dizer que na altura em que se realizou o concurso tinha pouco tempo disponível e a sessão para tirar todas as fotografias de participação demorou menos de 1 hora. Mas, apesar de algumas não terem saído exactamente como esperava, já andava há muito tempo a pensar no que fotografar.

JM- Já participou em outros concursos deste género?
Não, realmente foi a primeira participação, mas foi também a primeira vez que tive conhecimento de um concurso deste género aqui na zona. Sem dúvida que será uma experiência a repetir.

JM- Qual foi a sua inspiração para tirar a fotografia que venceu ou teve menção honrosa?
A inspiração foi a mesma para todas as fotos: evidenciar aspectos positivos ou negativos do nosso concelho. Reconheço que em 8, apenas tenho uma foto de cariz positivo, o que não quer dizer que a Mealhada tenha só aspectos negativos. Considero é que será também o nosso dever, enquanto cidadãos, alertar para o que consideramos ser “menos bom” para poder ser corrigido. É neste sentido que surge a foto “Mau projecto ou mal executado”, que obteve a Menção Honrosa, e que leva também a perguntar: afinal de quem é a culpa?

JM- Que técnica usou nesta fotografia?
*Programa Exposição: Manual
*Distância Focal: 38mm
*Exposição: 1/200 seg.
*Abertura: f/5
*ISO 200
*Sem Flash

Curiosamente, a foto que obteve a Menção Honrosa foi uma foto, quase diria, “tirada à pressa”, pois estava a começar a chover, e foi a que demorou menos tempo a ser ajustada no laboratório digital.

JM- O que representa para si a fotografia?
É um hobby e uma maneira de eternizar momentos

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Chegou o frio...

... sem aviso prévio!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Como Compreender as Mulheres 2...

Eu sei que esta imagem já tinha sido postada, mas não resisto a colocar novamente, só para chamar a atenção de um comentário que foi feito:

«Eu tenho uma teoria que diz: "O Homem está preocupado em explorar o espaço, em saber se há vida em Marte, mas o verdadeiro desafio está mesmo aqui no planeta Terra. Vamos primeiro tentar compreender como funciona o cérebro feminino depois penso que tudo o resto será BEM MAIS FÁCIL!! AMT »

André, caro primo, só posso dizer uma coisa: fantasticamente 5 estrelas.
Ao que acrescento um, digamos, facto: seria muito monótono e nunca conseguiríamos viver sem elas.
Como eu adoro a "Guerra dos Sexos"...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Genial.


É isso e o facto de usarem o nosso dinheiro para investir, lucrarem com isso e ainda nos cobram aquelas fantásticas taxas de manutenção de conta. Algo vai mal neste país...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Quem diria...

... que iria fazer parte da capa de um semanário local. Ainda por cima porque eu gosto é de passar despercebido. Sabia que ia sair uma entrevista (ver aqui), mas não fazia a mínima ideia que seria tema de capa.
Em grande destaque está também o amigo Sandro, com aquele cabelão que tanto me "criticava" nos tempos de escola. Cá para mim, já era inveja!!! hehehehehe.
Bem, que geração... :-D

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fantástico



Transcrevo em seguida o texto que vinha assocido ao e-mail que recebi com este vídeo. Se a explicação está ou não correcta, não sei (ainda não investiguei), mas as imagens não deixam de ser fascinantes...

««O vídeo anexo é de golfinhos a brincar com anéis prateados, os quais eles têm a habilidade de fazer debaixo de água para brincar. Não se sabe como eles aprenderam, ou se é uma capacidade inata.
Como por magia o golfinho faz um flip rápido com a cabeça e aparece um anel prateado à frente do bico. O anel tem a forma sólida de uma bolha em formato de donut, mas não sobe à superfície da água! Permanece direito na água como uma porta mágica para uma dimensão invisível.
Depois o golfinho puxa um donut prateado pequeno do donut maior. Olhando para o anel torcido uma última vez, é retirada uma parte, fazendo com que o anel pequeno colapse em milhares de pequenas bolhas que vão para a superfície da água. Após alguns momentos o golfinho cria outro anel para brincar Parece haver também um mecanismo separado para fazer anéis pequenos, que o golfinho consegue fazer com um pequeno flip da cabeça.
Uma explicação de como eles fazem estes anéis prateados é que são 'vórtices de ar'. Invisíveis vórtices giratórios são gerados das costas do golfinho quando ele se move rapidamente e se volta. Quando os golfinhos partem a linha, as pontas são atraídas para um anel fechado. O fluido de alta velocidade à volta do centro do vortex está a uma pressão mais baixa do que o fluido que circula mais longe. É injectado ar nos anéis pelas bolhas libertadas pelo orifício por onde o golfinho expele o ar. A energia do vortex de água é suficiente para evitar que as bolhas subam, durante os segundos que duram as brincadeiras.»»

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"O Concelho da Mealhada pela lente"

Convido todos os interessados a visitarem a exposição de fotografias "O Concelho da Mealhada pela lente" patente no Cineteatro Messias de 4 a 27 de Outubro. Na dita exposição estão, também, expostos os meus trabalhos, executados para a participação do concurso promovido pelo Jornal da Mealhada.