segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Há gente "levada da breca"

Roubaram a casota à Branquinha.
A Branquinha é uma cadela que apareceu há muitos anos e me foi seguindo nas minhas voltas com o Yuri. Ao início não lhe dei comida para ela não se "fixar" mas ela acabou por ir ficando a dormir no tapete de entrada e insistia em nos acompanhar nos passeios. Ela conseguia alimento pelos seus meios pois volta e meia aparecia lá com pedaços de carne, ossos, sacos com pasteis, sacos com sandes embrulhadas, enfim... Não faço ideia onde ela ia buscar, mas era muito frequente em dias de feira. Muitas vezes a carne estava cheia de terra, por isso era natural que ela tivesse uma "dispensa" nas redondezas. Posto isto, nada mais haveria a fazer do que dar-lhe um pouco de melhores condições. Foi então, como que, adoptada, ainda que fora de casa no alpendre da frente. Foi lá colocada uma tenda pequenina tipo iglo ideal para o seu tamanho, que tinha uma pequena janela onde ela estava sempre à espreita. Há uns 4-5 anos ou mais, por desgaste do mesmo, foi lá colocada uma casota em plástico que por lá esteve até esta noite/madrugada.
Tudo bem que será uma situação que poderia ser previsível, mas esteve lá tantos anos e com a quantidade de gente que por ali passa, já não se suspeitava de tal acontecimento. Até já roubaram plantas e vasos e a casota permanecia.
Anda uma pessoa nesta vida a fazer boas acções e depois aparecem um larápios sem escrúpulos que dão cabo da rotina de um animal. Agora a Branquinha anda desorientada à procura do seu poiso e até ficou a dormir dentro de um vaso.
Só tenho pena que ela não tenha dado uma mordidela na mão de alguém. Mas também digo que se esse alguém por lá voltar a passar e ela lhe der uma ferradela numa perna, garanto que também não fico com pena alguma.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CACHORROS PARA DAR...

... a quem queira cuidar. Nasceram hoje 3 machos e 1 fêmea da Zuka, a mais recente adopção canina, à cerca de meio ano.
A Zuka era já uma cadela adulta (1-2 anos) quando apareceu a deambular junto à estrada, perto do local onde estava a trabalhar. Por aí permaneceu 2-3 dias, a seguir os carros que passavam, possivelmente por ter sido largada de um. Até que um dia saí para almoço e ela foi um pedaço atrás de mim, regressei de almoço e voltou a seguir-me até à entrada da quinta. Já não resisti mais pois ela andava desorientada e esfomeada. Não o querendo fazer, uma vez que já tinha bastantes animais (inclusivamente a Branquinha que também tinha sido adoptada) e já sabia as consequências, dei-lhe o que tinha disponível na altura, meio pacote de bolachas Torrada que ela devorou sofregamente em 10 segundos. Como será previsível, a partir daí, lá foi ficando pela quinta e foi acarinhada.
Tinha um problema de pele que associei ao motivo do seu provável abandono, mas que agora já está controlado. É muito meiga, de porte pequeno e adora andar à caça de coelhos. Como era uma cadela de rua, durante o cio ficou prenha. No passado fim-de-semana levei-a para casa para ela ter mais condições de ter a sua ninhada, o que acabou por acontecer esta madrugada, 4 bonitos cachorros castanhos.
Assim, como não conseguirei dar guarida a tantos animais, solicito a quem estiver interessado em cuidar, tratar, educar e NÃO ABANDONAR um animal de companhia e estimação, que entre em contacto comigo ou até divulgue a quem conheçam que possa reunir estas condições.
Obrigado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A vida passa...

... e nós vamos ficando, com saudades dos que vão partindo...