segunda-feira, 23 de julho de 2007

Como Srª. Drª.?

Fiquei possesso.

Vou começar por contextualizar:
O meu pai partiu uma “perna”, foi operado e, de 3 em 3 dias, tem que fazer o curativo aos pontos, leia-se agrafos. Como, no momento, o pé se apresentava inchado, a enfermeira pediu a opinião ao médico de serviço no centro de saúde. Para explicar à Drª, acabou por nos perguntar, a mim e ao meu pai, a razão da operação, ao que respondi:
- “Fez dupla fractura no perónio e colocaram-lhe um ferro.”
A médica olhou para mim e disse:
- “Não foi não.”
E eu respondi:
- “Desculpe mas foi no perónio…”
- “Não foi não. Fui eu que tratei do papel da baixa e foi no maléolo externo.” [De facto, e eu já o tinha lido, o relatório do médico que efectuou a cirurgia dizia, e cito, dupla fractura no maléolo externo]
Ao que tentei retorquir explicando.
- “Desculpe mas isso é no perónio…”
A discussão continuou com ela a tentar explicar sem conseguir especificar e eu a tentar aclarar que é uma designação na extremidade distal do perónio e ela sem querer ouvir. Até que perguntou:
- “O que é que faz?”
- “Sou Antropólogo!” – respondi.
De seguida, como quem já tinha a resposta preparada, responde com semblante carregado e um timbre de voz deveras arrogante:
- “E eu sou Médica!” [como se eu não soubesse] “Até os médicos especialistas fazem a distinção.”
Só quando fui conseguindo dizer que trabalhava com ossos, sem me olhar nos olhos e sempre sem querer dar o braço a torcer, ia dizendo:
- (…) quando muito é uma parte muito específica e pequena do osso. (…) É uma estupidez estar aqui a discutir isso.”, sempre a querer sair por cima.
A sua opinião era necessária e a conversa estava a tomar contornos desagradáveis. Tive que engolir em seco e comecei a ferver por dentro, as pernas começaram a tremelicar de tudo o que estava a ficar acumulado. Falou de tal maneira e convicção que QUASE me convencia que o esqueleto era composto por mais um osso…

O que me irritou no meio de tudo isto, foi o seu capricho altivo de marcar posição, que muitas vezes é associada a uma superioridade da medicina relativamente a outras áreas.
.

5 comentários:

Marantz "il Gordillo" disse...

Grande Capitão... Devias era ter dito assim:
"Ouça lá ó minha "V$%A"(Animal que dá leite) do "C#$/&%O"(Uma das coisas que só calhou aos Homens), você é Burra ou começou a sê-lo agora???? Se eu lhe estou a dizer que foi no Perónio, é porque foi... E dizes mais uma palavra e levas um estalo nessa fronha que até te troco o Viscerocrânio pelo Neurocrânio... Mau M#%$A(Massa pastosa que expelimos do nosso corpo todos os dias, quer dizer, pelo menos alguns lol lol)... Vá para o seu gabinete e não ladra(Barulho que o cão faz e que para muitos é conhecido como BÉU BÉU)...

Lol, viajei um bocadito agora, não foi Captain? Mas era o que ela merecia ouvir... (",)
Isto há cada um que até parecem dois...

Já agora, GURU as melhoras para o teu "maléolo externo"(Aquela parte que pertence ao perónio e que a Burra da "Srª Drª" deveria saber, mas que não sabe, ou pelo menos não sabia até o grande "Captain" lhe ter mostrado que ser Médica não quer dizer que perceba mais do esqueleto do homem, do que um Antropólogo...) Grande abraço.

José Carlos Xabregas disse...

Grande comentário Marantz :-)
Acredita que tive vontade, mas, por respeito às pessoas presentes, não o fiz...
Abraço

Anónimo disse...

Eheeehehhheheheheheheh
Captain e Gordillo, nem sei qual deles o mais parvo!!
Se a sô drª disse tá dito!!!
Eheheheh

Anónimo disse...

ahahahahah
eu acho q devias ter exigido a presença d um médico q não tivésse apenas tirado o canudo mas q tivésse também estudado a matéria...
de qq modo, as melhoras para o perónio (inteiro!!).

kiss4all

Vania Combo disse...

Acho que 2º o (des)conhecimento dela não será apenas mais um osso...mas bem mais que isso...