quarta-feira, 6 de maio de 2009

Da Queima à falta de civismo...

Ontem fui à Queima das Fitas de Coimbra, neste festejo dos estudantes de 2009 em que se comemoram os 110 anos, com o intuito de ver Brandie Carlile. Confesso que é com algum sentimento de tristeza que constatei, ao observar toda a movimentação estudantil, que já não nutria qualquer sentimento para com esta festa com tanta tradição. Não é que não tenha saudades e não traga boas recordações (porque tenho), mas já não me identifico com esta solenidade ou revejo neste espírito. Também, diga-se, já passaram 4 anos desde que terminei o curso (o tempo passa).

Deixou-me impacientado o facto de as pessoas saírem cada vez mais tarde assim como o auge da actividade nocturna [mas não é só aqui]. Não me lembro de alguma vez ver as portas encerradas às 23h15min e o 1º concerto começar às 23h20min. Não me lembro de alguma vez ver o cabeça de cartaz iniciar a actuação às 02h da manhã. Lembro-me, isso sim, de me andar a divertir pelas barracas, ver os concertos e por volta das 2h já depois de terminados os espectáculos (quando interessavam), voltar às barracas se ainda tivesse pedalada, ou ir para casa completamente satisfeito. É claro que também fiz as minhas noitadas até à alvorada, mas lembro-me de ter hipótese de escolha. Agora parece que é uma "obrigatoriedade"... NÃO PERCEBO!!!

O que mais me "chocou" foi a falta de civismo e pudor destes jovens futuros "doutores" (neste caso do sexo masculino). É claro que toda a gente sabe que as raparigas pedem a 2 ou 3 colegas para juntarem as capas do traje para se aliviarem e os homens conseguem libertar águas em qualquer lugar. Mas, com algumas "reticências", há locais para tudo... Para quem conhece o local, do lado esquerdo das entradas, por baixo da passadeira VIP (seja lá o que isso é) tem uma vedação de rede e um pequeno lago com água (que tem 2 bonecos estátua a simbolizar os estudantes). Pois era precisamente para aí que dezenas de rapazes (sim vi dezenas) urinavam à descarada com pessoas a 2-3 metros de um lado e do outro da dita vedação, virados para quem quisesse ver. Chegavam ao cúmulo de fazer fila para utilizar "aquele" canto um pouco mais escuro. Momentos antes de isto acontecer tinham lá estado 2 cães que aproveitaram a água para saciar a sede.

Enfim, os tempos mudam mas, assim, julgo que não se vai a lado algum...

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é já nada é como era. Esta "juventude", não pensa. "Modernisses", mas pelos visto deve ser o mote de este ano, pois no cortejo no domingo, como não havia o lago escuro, faziam para cima das pessoas que estavam a ver. Assim, não vamos a lado nenhum, podes crer. deve ser do buraco do ozono, anda tudo fora de si. Já lá vão 4 anos? Como o tempo voa. Bjs. Tia

Anónimo disse...

Peço desculpa pela intromissão, mas preciso de fazer uma pequena correcção...
Conserto, vem do verbo consertar;
Concerto, esse sim, vem da música!!!

Ana

José Carlos Xabregas disse...

Essas "intromissões" são e serão sempre bem-vindas.
Permita-me dizer que foi um erro crasso, sobretudo pelo facto de ter tido uma branca, ter feito uma pesquisa e fui escrever mal.
Muito mau...
Obrigado

k disse...

Coimbra das serentas monumentais e dos exageros. Este é o meu último ano. Tenho a certeza que como o caro bloger nos anos que se aproximão Coimbra já não terá para mim o mesmo encanto que tem ainda como estudante. Já esta Queima foi sentida de forte diferente. Vista com outros olhos.