Observatório 2
Porque será que a maioria das pessoas para atravessarem a estrada, seja a pé de carro ou outro meio, olham primeiro para o lado direito. Será que não se apercebem que o perigo chega primeiro do lado esquerdo?
Devaneios irreflectidos sonegados no pensamento
Porque será que a maioria das pessoas para atravessarem a estrada, seja a pé de carro ou outro meio, olham primeiro para o lado direito. Será que não se apercebem que o perigo chega primeiro do lado esquerdo?
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/28/2007 02:54:00 da tarde
0
Comentários
Marcadores: Observatório
Aproxima-se o feriado em que se presta o tributo ao Dia da Liberdade. Pergunto se este ano se deveria ou não festejar o 25 de Abril.
Pegando apenas em factos muito recentes, por um lado, na antevéspera do feriado celebrou-se o Dia Mundial do Livro. Esta comemoração seria impossível, pelo menos por cá, se não tivesse ocorrido a "revolução dos cravos" pois não permitiria, certamente, a livre circulação destes bens culturais e a liberdade de imprensa observadas hodiernamente. Se bem que existem alguns livros que haveriam de ser riscados com lápis azul da capa à contracapa. Mas o que se pode fazer... se é mediático, vende.
Contudo por outro, Salazar foi considerado o Grande Português e as manifestações de extrema-direita proliferam em Portugal. Será por um descontentamento com a situação política vivida ou realmente algo está a mudar?!? Será apenas mais uma minoria de expressão ou realmente renasce uma vontade de viragem?!?
Contraditório, não?!?
Todavia, o 25 de Abril está muito para além destes factos.
Na verdade, não coexisti temporalmente com a ditadura, não "revolucionei", não conheço por experiência própria as diferenças entre o "ante" e o "pós" 25 de Abril. Apenas o vivo a partir da transmissão de testemunhos orais e escritos, mas, pelo que me apercebo, estou grato por ter acontecido.
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/23/2007 11:37:00 da tarde
0
Comentários
Vi, com um certo atraso, é certo, o mais recente filme da saga do “double o seven” (007). Muita acção e confusão mas foi com alguma melancolia que vi que havia perdido a sua discrição no modo de actuar. O arquétipo de homem desde à décadas, tornou-se mais rude, perdeu a sua subtileza e elegância, recuperando-a apenas por breves, muito breves talvez, instantes já no final da trama. Também não se ouviu a mítica frase “My name is Bond, James Bond” (só no final, no último frame) ou o pedido do seu Martini Vodka “shaken, not sturned”, pelo menos directamente. Por fim e pela primeira vez, o mais mulherengo de todos os homens apaixona-se, ficando completamente assolado e derretido por uma Bond Girl. Serão os ventos de mudança? Será que este agente secreto ao serviço de sua majestade pretende demarcar-se completamente dos precedentes?
Esta é apenas uma opinião, mas provavelmente, se não tivessem inovado nada, criticar-se-ia por ser mais do mesmo…
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/22/2007 10:20:00 da tarde
0
Comentários
Mais uma vez o Sporting mostrou como se pode ganhar o jogo logo nos primeiros minutos. A onda é boa, mas é preciso aguentar até ao fim.
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/22/2007 10:09:00 da tarde
0
Comentários
Ainda à bem pouco tempo a E.D.P. adquiriu uma empresa de energia éolica americana, tornando-se num líder mundial no sector das energias renováveis. Vi e ouvi à pouco no Telejornal que vai cobrar, a partir do próximo ano e durante 10 anos, uma taxa de 0,91€ que dizem ser relativa a "acumulados" [seja lá o que isso for] dos anos de 2005 e 2006. Se já se paga por um serviço, porquê mais uma taxa?
Ao que me parece, e a ser verdade esta taxação, é mais uma vez o Zé Povinho que vai pagar a aquisição.
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/20/2007 02:43:00 da tarde
0
Comentários
Se as portas dos automóveis são bilaterais, porque será que alguns pais tiram as crianças pela parte menos segura: o lado da estrada.
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/18/2007 08:45:00 da tarde
0
Comentários
Marcadores: Observatório
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/17/2007 02:16:00 da tarde
0
Comentários
Este fim-de-semana vi uma arrumadora de carros. Sim, leram bem, arrumadora, ou melhor “técnica auxiliar de manobras de veículos a motor”. Se para alguns poderá não ser novidade, para mim foi a primeira vez. Para quem viu uma rábula no novo programa da RTP2, “Sempre em Pé”, só lhe faltava segurar um jornal ou pedaço de cartão enrolado.
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/15/2007 11:10:00 da tarde
0
Comentários
Nunca fui muito supersticioso, mas o que é certo é que nesta última sexta-feira 13 a minha máquina fotográfica (Nikon E5700) entrou, literalmente, em blackout. Havia-a utilizado à pouco tempo, apenas com o intuito de verificar se estava tudo bem. Mas precisamente na véspera de ser usada, acontece isto. As funções estão todas operacionais só que não mostra a imagem, ficando o visor preto. Para cúmulo, aluguei o filme "Lucky Number Slevin" [poderosissimo, com muita acção e suspense do princípio ao fim] cuja tradução para português é "Há Dias de Azar".
Será caso para começar a ser?!?
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/15/2007 10:46:00 da tarde
0
Comentários
"Se não se lembrar do meu nome, trate-me por engenheiro"
Conto popular (autor desconhecido) - comentado por Filipe Bárrios
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/13/2007 03:08:00 da tarde
0
Comentários
Os contos populares, de ou outra maneira, vão-se aplicando à vida actual. Infelizmente, vão atravessando gerações desconhecendo-se o autor. Este é apenas mais um ainda relativo ao post anterior, "gentilmente" efectuado por Filipe Bárrios :-)
«Um dia um lobo encontrou um cordeirinho a beber numa nascente, e disse-lhe:
- O ano passado eu estava aqui a beber, e tu turvaste-me a água, por isso vou comer-te.
Ao que o cordeirinho respondeu:
- Não posso ter sido eu, porque ainda não tenho um ano.
Então o lobo disse:
- Então se não foste tu foi o teu pai...
(nham)...... »
Quem pode... pode!!!
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/13/2007 02:46:00 da tarde
0
Comentários
O nosso Primeiro Ministro José Socrates foi entrevitado ontem na RTP1. Falou, respondeu, explicou, replicou sobre muitos assuntos, mas a polémica em torno da sua licenciatura, pelo menos a mim, não conseguiu elucidar. Disse que estava na posição ingrata de não ser acusado de nada mas ter que provar que está inocente. Pois é Sr. P.M., mas você tem uma imensidão de gente a trabalhar para e a dar a cara por si. Olhe quem não tem e enfrenta acusações deste ou de outro tipo no dia-a-dia. Não considero que alguém seja mais eficiente apenas porque tem um grau académico, mas, por aquilo que ouvi, ainda haverá coisas por desmascarar, embora não seja isso que realmente interessa ao país.
Não é que isto lhe chegue às mãos pois disse também afirmou que não podia ligar a tudo que se escrevia na Blogosfera, mas é um desabafo...
Fica a nota do modo como ele próprio constituía as perguntas para concordarem com as respostas pré-elaboradas: "O que você me está a perguntar...."
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/12/2007 10:37:00 da manhã
1 Comentários
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/12/2007 10:07:00 da manhã
0
Comentários
Tónico ao Luar
2005
Nikon E5700
20mm
f/4.3
3 seg
ISO-400
A Páscoa tem uma forte componente religiosa. Mas não deixará de ser uma festa e, crentes ou não, aproveitam para solenizar. Ontem ouvi o Padre Borga dizer na RTP1 que as celebrações duram 8 dias, portanto até ao próximo fim-de-semana. Neste sentido, se continuarem a percorrer as “capelinhas”, façam-no com prudência... e a pé…
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/10/2007 10:38:00 da manhã
0
Comentários
Marcadores: Fotografia
Ora aí está: Grande Prémio da Actividade Física. Ainda não sei exactamente o que é mas, pelo nome, parece interessante e condizente comigo. Pena é estar longe do Autódromo do Estoril…
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/05/2007 02:14:00 da tarde
0
Comentários
Cento e cinquenta (150) sócios, atletas e simpatizantes estiveram presentes no Jantar de Aniversário do Grupo Desportivo da Mealhada. Pelos comentários transmitidos, não se pode dizer que esteve perfeito, mas é com os erros e as críticas, desde que construtivas, que se aprende, aperfeiçoa e progride…
PARABÉNS
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/05/2007 02:12:00 da tarde
0
Comentários
Ainda no rescaldo do clássico Benfica vs. Porto, continua a polémica. Agora na questão da segurança no estádio. A PSP diz que, e cito a Sub-comissária da PSP de Lisboa: "Foi uma decisão unilateral da direcção do Benfica SAD(...)" e agora o Benfica diz que a colocação da claque do Porto no 3º anel teve o aval da PSP. Enfim neste país a culpa é sempre do vizinho e ninguém a assume. Seja de quem for a responsabilidade da segurança, deve partir da consciência dos adeptos a não utilização de petardos. Parece que se esquecem de tragédias recentes em estádios. Acidentes acontecem, passei por um não à muito tempo e garanto que não é uma sensação agradável...
Nota de última hora: Fiquem descançados os adeptos do Porto pois Reiteria lesionou-se nos 15 minutos abertos à comunicação social no treino desta manhã. Será consequência do esforço monumental para apanhar a bola no jogo?!?
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/03/2007 02:06:00 da tarde
0
Comentários
Os dias “disto” ou “daquilo” calendarizados, destinam-se, normalmente, a celebrar, homenagear, recordar ou evocar datas, pessoas, acontecimentos, etc., por esta ou aquela razão. A origem ou os motivos deste Dia das Mentiras, não será dos mais conhecidos, por isso aqui fica uma, POSSÍVEL, teoria da sua génese:
“Há muitas explicações para o 1 de Abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
FONTE: WIKIPEDIA
Mas…
Será correcto solenizar um dia cujo acto tem o objectivo de enganar o outro?
Será que se festeja porque se deve ser sério nos restantes dias do ano?
Será que se celebra pelas razões erradas?
Se existe o dia da Mentira, porque não o dia da Verdade?
Sou apologista da instauração não de um, mas vários dias da Verdade na Assembleia da República, pois é lá que ouço chamar de mentiroso a toda a hora.
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/03/2007 12:02:00 da manhã
0
Comentários
Manhã de Domingo, 1 de Abril
2007
Nikon D200
18mm
f/8
1/80 seg
ISO-200
Fim-de-semana em grande. Pelo meio, 23km percorridos de bicicleta em harmonia com Natureza
Não gosto de a ver assim suja, mas faz-me sentir bem...
Posted by
José Carlos Xabregas
@
4/02/2007 03:59:00 da tarde
0
Comentários