segunda-feira, 23 de abril de 2007

25 De Abril (???)

Aproxima-se o feriado em que se presta o tributo ao Dia da Liberdade. Pergunto se este ano se deveria ou não festejar o 25 de Abril.
Pegando apenas em factos muito recentes, por um lado, na antevéspera do feriado celebrou-se o Dia Mundial do Livro. Esta comemoração seria impossível, pelo menos por cá, se não tivesse ocorrido a "revolução dos cravos" pois não permitiria, certamente, a livre circulação destes bens culturais e a liberdade de imprensa observadas hodiernamente. Se bem que existem alguns livros que haveriam de ser riscados com lápis azul da capa à contracapa. Mas o que se pode fazer... se é mediático, vende.
Contudo por outro, Salazar foi considerado o Grande Português e as manifestações de extrema-direita proliferam em Portugal. Será por um descontentamento com a situação política vivida ou realmente algo está a mudar?!? Será apenas mais uma minoria de expressão ou realmente renasce uma vontade de viragem?!?
Contraditório, não?!?
Todavia, o 25 de Abril está muito para além destes factos.
Na verdade, não coexisti temporalmente com a ditadura, não "revolucionei", não conheço por experiência própria as diferenças entre o "ante" e o "pós" 25 de Abril. Apenas o vivo a partir da transmissão de testemunhos orais e escritos, mas, pelo que me apercebo, estou grato por ter acontecido.

Sem comentários: