quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Imagem e campanha eleitoral

Qualquer que seja o local que se percorra, já toda a gente reparou que estamos em época alta de campanha eleitoral, em que há cartazes por tudo quanto é canto, por vezes (se calhar na maioria delas) com várias facções politicas no mesmo local, amontoados seja por cima, por baixo, ao lado, à frente ou atrás, não interessa. O importante é estarem concentrados e com visibilidade... Até no tamanho dos cartazes há concorrência, produzindo um enorme ruído visual.

Mas sem ser isso, e que já não é pouco, acho piada à imagem que se tenta passar nas fotos, com retratos pouco naturais, vestidos com fato e gravata como se fossem obrigados por haver um qualquer tipo de "dress code" (esta expressão é chique, já são influências do post anterior). Depois há quem tire o casaco para não dar um ar tão formal.

No meu entender, isto passa uma imagem, digamos, "contra natura" do que essas pessoas são diariamente. Elas não são reconhecidas tal como estão nos cartazes quando nos cruzamos com elas na rua. Não digo que as pessoas não se cuidem um pouco mais para a fotografia, mas considero que o devem fazer sempre de maneira a que pareça natural, não dando deste modo um ar de falsidade, tentando mostrar aquilo que não são na realidade do dia-a-dia.

Sem comentários: