segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fantástico



Transcrevo em seguida o texto que vinha assocido ao e-mail que recebi com este vídeo. Se a explicação está ou não correcta, não sei (ainda não investiguei), mas as imagens não deixam de ser fascinantes...

««O vídeo anexo é de golfinhos a brincar com anéis prateados, os quais eles têm a habilidade de fazer debaixo de água para brincar. Não se sabe como eles aprenderam, ou se é uma capacidade inata.
Como por magia o golfinho faz um flip rápido com a cabeça e aparece um anel prateado à frente do bico. O anel tem a forma sólida de uma bolha em formato de donut, mas não sobe à superfície da água! Permanece direito na água como uma porta mágica para uma dimensão invisível.
Depois o golfinho puxa um donut prateado pequeno do donut maior. Olhando para o anel torcido uma última vez, é retirada uma parte, fazendo com que o anel pequeno colapse em milhares de pequenas bolhas que vão para a superfície da água. Após alguns momentos o golfinho cria outro anel para brincar Parece haver também um mecanismo separado para fazer anéis pequenos, que o golfinho consegue fazer com um pequeno flip da cabeça.
Uma explicação de como eles fazem estes anéis prateados é que são 'vórtices de ar'. Invisíveis vórtices giratórios são gerados das costas do golfinho quando ele se move rapidamente e se volta. Quando os golfinhos partem a linha, as pontas são atraídas para um anel fechado. O fluido de alta velocidade à volta do centro do vortex está a uma pressão mais baixa do que o fluido que circula mais longe. É injectado ar nos anéis pelas bolhas libertadas pelo orifício por onde o golfinho expele o ar. A energia do vortex de água é suficiente para evitar que as bolhas subam, durante os segundos que duram as brincadeiras.»»

Sem comentários: