quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Concelho da Mealhada pela Lente

"Mau projecto ou mal executado"
Menção Honrosa no concurso "O Concelho da Mealhada pela Lente"

A fotografia não tem a beleza que normalmente se procura numa imagem. Mas a intenção dela é transmitir uma mensagem: uma obra de requalificação recente, com fundos do erário público, e já se encontra neste estado...


Entrevista para o Jornal da Mealhada (JM):

Biografia:
José Carlos Xabregas, 29 anos, Antropólogo, Mealhada.
http://leviandadesocultas.blogspot.com/
www.olhares.com/zeckaxabregas


JM- O que o levou a participar?
A participação deve-se, sobretudo, ao gosto pela fotografia e ao facto de os objectivos do concurso induzirem a uma observação do nosso Concelho e a despertar um olhar acutilante. Contudo, as fotografias apresentadas foram todas da Mealhada, o que acaba por ser natural, pois é o local onde me movimento mais.

JM- Gostou da experiência?
É sempre uma experiência agradável, quanto mais não seja para servir como “desculpa” para tirar a máquina da mochila e sair para a rua para tirar umas fotos. Posso dizer que na altura em que se realizou o concurso tinha pouco tempo disponível e a sessão para tirar todas as fotografias de participação demorou menos de 1 hora. Mas, apesar de algumas não terem saído exactamente como esperava, já andava há muito tempo a pensar no que fotografar.

JM- Já participou em outros concursos deste género?
Não, realmente foi a primeira participação, mas foi também a primeira vez que tive conhecimento de um concurso deste género aqui na zona. Sem dúvida que será uma experiência a repetir.

JM- Qual foi a sua inspiração para tirar a fotografia que venceu ou teve menção honrosa?
A inspiração foi a mesma para todas as fotos: evidenciar aspectos positivos ou negativos do nosso concelho. Reconheço que em 8, apenas tenho uma foto de cariz positivo, o que não quer dizer que a Mealhada tenha só aspectos negativos. Considero é que será também o nosso dever, enquanto cidadãos, alertar para o que consideramos ser “menos bom” para poder ser corrigido. É neste sentido que surge a foto “Mau projecto ou mal executado”, que obteve a Menção Honrosa, e que leva também a perguntar: afinal de quem é a culpa?

JM- Que técnica usou nesta fotografia?
*Programa Exposição: Manual
*Distância Focal: 38mm
*Exposição: 1/200 seg.
*Abertura: f/5
*ISO 200
*Sem Flash

Curiosamente, a foto que obteve a Menção Honrosa foi uma foto, quase diria, “tirada à pressa”, pois estava a começar a chover, e foi a que demorou menos tempo a ser ajustada no laboratório digital.

JM- O que representa para si a fotografia?
É um hobby e uma maneira de eternizar momentos

Sem comentários: