quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Gala do Desporto da Mealhada

Desde o primeiro ano que discordo de alguns aspectos deste evento, nunca o escondi. Não questiono a idoneidade do júri, mas coloco em causa algumas nomeações e, se calhar sobretudo, as atribuições dos prémios (alguns não se entende a lógica). Se alguma colectividade, algum dirigente, algum jogador, seja o que for, merecer ganhar em anos consecutivos, por que razão não vence? Se um clube pode levar mais prémios para a sede, por que razão não leva? Será que é para haver algum tipo de compensação?!?

Não sou invejoso, nunca fui nomeado (pessoal ou colectivamente) e também não o pretendo ser. Acho contudo que haverá muitas arestas para limar se querem dar alguma credibilidade a este evento. Confesso que também nunca pensei nas soluções (não me pagam para isso) mas continuo a achar que há coisas que não entendo.

Para esta 4ª Gala do Desporto foi "... divulgado pela Câmara Municipal da Mealhada foi o nome da Personalidade Desportiva do Ano, prémio este ano concedido ao seleccionador nacional de futebol, Carlos Queiroz." fonte: JM Online.

PORQUÊÊÊÊÊ?!?!?!?!?!

Se querem nomear alguém do futebol, porque não Luís Figo (e até Rui Costa) que se reformou para a competição desportiva e, seguramente, já deu muito mais pelo desporto do que Carlos Queiroz, não desfazendo o valor que poderá ter (e tem).

Querem outro nome, foi medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo e nos Jogos Olímpicos e, no ano passado foi vice-campeão mundial: Nelson Évora. É obra...

Há muitos mais em diversos desportos que, mesmo não tendo ganho, fizeram grandes prestações: no desporto motorizado, no ténis, na vela, no judo, hipismo... enfim...

Mas qualquer que seja o premiado, já todos foram galardoados com prémios de alto prestígio. Acham mesmo que um prémio atribuído por uma singela cidade (vila para mim) irá contribuir para a seu ego de reconhecimento público e os leve a pensar: Sinto-me muito honrado e era mesmo este que faltava na minha recheada vitrina!!!

QUAL É A NECESSIDADE!?!?!?!

Se querem atribuir, reconheça-se (mas realmente) apenas a nível, porque não, concelhio. Sejamos grandes na nossa "pequenez"...

P.S. - Outro exemplo, Beatriz Gomes, Campeã do Mundo de Canoagem...

3 comentários:

Anónimo disse...

Nunca estive tanto de acordo contigo como agora, tenho a mesma opinião que tu. Já agora os teus leitores que vão ler alguma coisa sobre a Beatriz Gomes e verificam que por muito menos recebeu um prémio num Concelho Alentejano. Enfim, é mais bonito nomear uma pessoa com nome, o que até se torna ridiculo.Tia

Anónimo disse...

Cedo piaram! O prémio "especial" do juri foi atribuido à Beatriz, e não deve existir maior honra do que um prémio instituido especialmente para a atleta. Especial!

José Carlos Xabregas disse...

Caro "Anónimo", não costumo responder a comentários anónimos, mas sinceramente não percebo o «cedo piaram!». Caso não tenha reparado no post, eu relembro que faço referência ao nome da Beatriz Gomes.
E daí de ter sido atribuído e ser e especial!?! Eu até concordo com esse prémio, mas não altera EM NADA o que penso da gala.
Eu posso falar, E MUITO, sobre diversas situações que são completamente absurdas, e não se resumem apenas à gala (de repente ocorrem-me já 4). Quem sabe talvez um dia, se for de algum interesse...
Além disso, eu ASSUMO tudo aquilo que penso, escrevo, defendo e SEM RECEIOS, ao contrário de V/ Excelência, que nem é capaz de assinar um comentário. Ainda assim fico na esperança de que regresse a este local, quanto mais não seja para ler esta resposta. De qualquer forma, fico já agradecido pela V/ digníssima visita.