sexta-feira, 18 de abril de 2008

Nudez e preconceito

Em toda a minha vida já vi, certamente, centenas de homens nus (mais do que mulheres), já tomei banho com homens (muito mais do que com mulheres), e ainda por cima isto acontece 4 vezes por semana (muito, mas muito mais do que com mulheres)...
... meu Deus… Será que sou HOMOSSEXUAL??!!??

Convém frisar que esta situação ocorre em âmbito desportivo e que não, NÃO SOU GAY (seguramente), nem nada tenho contra quem o seja. Mas por várias vezes me despi frente a completos estranhos, inclusivamente em alguns pavilhões em que a zona de banho é comum às 2 equipas (o que no final de um jogo que não seja muito amigável, não é um cenário simpático), sem que isso me causasse algum transtorno. Contudo, já me levou a questionar na razão de algum pudor que por vezes existe em despir em frente a outro ser humano, principalmente se for fora deste contexto ou mulher.

Será que apenas é aceitável se for dentro deste contorno desportivo? Será que apenas por ser de um sexo diferente nos provoca psicologicamente algum tipo de constrangimento? Será que é algo que nos é incutido desde pequenos e nos imbui neste preconceito?

Apesar de o teor destas conjecturas, tão difíceis de desfazer, se encontrar, actualmente, bastante diluído, é um assunto que sempre me intrigou…

3 comentários:

Ocaso disse...

Olá!
Vi o seu blogue por acaso e achei bastante interessante...
Eu ando nisto à pouco!
Como antropólogo deve perceber mais de comportamento humano que eu... mas parece-me que não está com um problema de identidade mas precisa de "lavar a vista" de vez em quando!
Desculpe o atrevimento!
Até à próxima...

José Carlos Xabregas disse...

OCASO,
De facto, não estou com um problema de identidade, mas, como digo no post, são questões que sempre me intrigaram.
Quanto ao "lavar a vista", garanto que o vou fazendo de quando em vez...
:-)
Obrigado por aqui ter passado e "atreva-se" sempre que quiser.

Ocaso disse...

Vou-me atrever mais vezes até porque temos +/- a mesma idade e por acaso também sou balança!
Quanto ao facto de lavar a vista... ainda bem que o faz pois se não o fizesse é que era muito mau!!!

Obrigada pelo comentário que deixou no meu blog e apareça sempre!